Como Evitar o Cotovelo de Tenista

Tempo de leitura: 6 minutos


Cotovelo de tenista é um problema comum que freqüentemente afeta jogadores de tênis ávidos. O uso excessivo dos músculos do cotovelo, mão e antebraço durante longos jogos ou brincadeiras prolongadas pode levar ao cotovelo de tenista, o que afeta uma área conhecida como epicondilite lateral. A epicondilite lateral é a borda externa do cotovelo, onde os músculos encontram as saliências ósseas da articulação. Esta área é um ponto-chave de estresse em uma variedade de balanços de tênis e pode facilmente ficar dolorido após um jogo prolongado.

Isso geralmente aparece em uma série de sintomas, começando com uma dor gradual mas crescente no cotovelo externo que piora quando o jogador aperta a mão em torno de um objeto como uma raquete. Embora o cotovelo de tenista geralmente acometa mais os homens do que as mulheres, a condição afetará cerca de cinquenta por cento dos tenistas durante suas carreiras.

Acampamentos de tênis são um momento particularmente arriscado para o cotovelo de tenista, devido ao fato de que os jogadores passam muito mais tempo na quadra durante um acampamento de tênis do que normalmente em casa. Uma vez que um jogador tem cotovelo de tenista, a condição é tratável com um regimento de gelo e fisioterapia. É muito mais fácil, no entanto, evitar um mau caso de cotovelo de tenista. Aqui estão algumas dicas e truques que você pode usar para evitar o cotovelo de tênis em seu próximo campo de tênis:

1) Estique e fortaleça

Cotovelo de tenista é classificado como uma lesão por uso excessivo que ocorre quando os músculos do antebraço, mão e cotovelo essencialmente cedem após o estresse excessivo. É menos provável que isso aconteça se os músculos forem condicionados, fortes e flexíveis dentro e fora da quadra. Antes de ir para o próximo acampamento de tênis, comece a construir os músculos do tênis para que eles possam enfrentar os longos dias dedicados a praticar o seu swing. Uma ótima maneira de fazer isso é praticando vários alongamentos simples.

Segure um braço na frente de você com a palma da mão voltada para o chão. Use o outro braço para pressionar a mão estendida até que os dedos apontem para o chão. Isso é chamado de alongamento da flexão do punho. Mantenha essa posição por três rodadas de dez segundos em ambos os lados. Repita o alongamento da flexão do punho com a palma da mão voltada para cima para alongar a parte superior do antebraço.

Os tenistas também devem se concentrar em manter a forma física de maneira a não colocar estresse no cotovelo. Andar a pé, correr, andar de bicicleta e treinamento de resistência são ótimas maneiras de se manter em forma e evitar lesões na quadra.

2) Prepare para o jogo

Antes de jogar um jogo longo ou participar de uma clínica ou aula, passe algum tempo preparando seus músculos. Segure firmemente uma bola de tênis e aperte e solte a bola por 2-3 minutos em cada mão. Faça alguns ciclos de alongamento de flexão do punho e complete várias rodadas de rolos de punho fazendo um punho com os cotovelos dobrados nas laterais e girando o punho em círculo cinco vezes em cada direção.

Embora esses alongamentos pareçam insignificantes, eles são táticas preventivas importantes que, quando feitas de forma correta e consistente, podem reduzir muito o risco de contrair cotovelo de tenista no próximo acampamento de tênis.

3) Pratique com um profissional

Às vezes, o cotovelo de tenista é devido a freqüência e intensidade de jogo e outras vezes, é devido ao mau posicionamento por parte do jogador. Este último é facilmente evitável pelo treinamento com um profissional de tênis certificado. Um profissional será capaz de criticar seu estilo, empunhar e balançar, a fim de ajudar a garantir que você não esteja inadvertidamente cometendo erros que estão colocando você em maior risco para o cotovelo de tenista. Além de mantê-lo seguro, saudável e feliz durante o acampamento de tênis, um profissional de tênis também ajudará você a desenvolver suas habilidades e ajustar seu jogo.

4) Use seu backhand

Se você sentir que está começando a ficar dolorido durante um longo jogo, comece a jogar com um backhand de duas mãos para permitir que seus músculos tenham a chance de descansar e se recuperar. Este aperto irá mantê-lo seguro, reduzindo a pressão de aperto e dispensando o estresse mais uniformemente em todas as mãos, antebraços e cotovelos. Além disso, se você não for um jogador que costuma usar o backhand, isso pode fornecer uma oportunidade para fortalecer seu swing.

5) Mude sua raquete

Os jogadores que usam raquetes com cordas amarradas a uma tensão muito alta podem, na verdade, ter maior probabilidade de experimentar o cotovelo de tenista devido ao aumento de estresse que cada acerto produz. Para diminuir ainda mais suas chances de ganhar cotovelo de tenista durante o acampamento de tênis, invista em uma raquete confortável e de alta qualidade. Idealmente, você quer algo com um eixo flexível e cordas amarradas a uma tensão de menos de 55 libras. Preste muita atenção à aderência da raquete, pois ela deve ser macia o suficiente para fornecer uma almofada quando apertada.

6) Liberte o Death Grip e diga adeus ao cotovelo de tênis

Durante o calor do jogo, pode ser difícil estar consciente o suficiente para soltar a raquete entre os golpes, mas isso é uma parte importante para manter os músculos felizes durante o jogo prolongado. Se você nunca soltar a raquete, seus músculos nunca terão a chance de relaxar e, como tal, é muito mais provável que sofram um excesso de trabalho quando o jogo terminar. Concentre-se em soltar o punho durante os jogos e tente o seu melhor para relaxar um pouco a sua aderência. Outro truque aparentemente pequeno, esta pequena dica pode fazer uma enorme diferença durante um jogo de várias horas.

Para muitos jogadores, o cotovelo de tenista é uma realidade infeliz do jogo. Algumas situações, no entanto, colocam os jogadores em maior risco para o uso excessivo do músculo que leva ao cotovelo de tenista. Campos de tênis são o principal território para o cotovelo de tênis, devido aos jogos consecutivos e tempos de jogo prolongados. Com algumas precauções, trechos e dicas, no entanto, você pode facilmente garantir que seu tempo de quadra permaneça seguro, divertido e confortável durante o próximo acampamento de tênis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *